São Paulo, Brasil

São Paulo, Brasil

O programa Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo está localizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Sobre o estudo

Endereço: R. Dr. Ovídio Pires de Campos,
785 – Cerqueira César,
São Paulo – SP,
05403-903,
BRASIL

E-mail: protoc.projeto@gmail.com

Website

São Paulo é a maior cidade da América do Sul, com cerca de 18 milhões de habitantes. O Hospital das Clínicas é o centro de referência em saúde de todas as especialidades médicas do Brasil, recebendo pacientes com doenças complexas de diferentes regiões. O PROTOC, dirigido desde 2009 pela Dra. Roseli G. Shavitt, foi fundado em 1994 sob a liderança do Dr. Euripedes C. Miguel. Sua missão é desenvolver Assistência, Pesquisa e Educação para promover a compreensão do TOC e transtornos relacionados e assim desenvolver  melhores tratamentos para essas condições. O programa tem cerca de 25 funcionários, incluindo psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, biólogos, estatísticos e funcionários administrativos. Mantém um ambulatório com cerca de 150 pacientes rastreados por ano; membros do grupo sênior ensinam e supervisionam alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e o programa está ativamente envolvido na pesquisa. Com subsídios de agências de fomento governamentais (por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e a Agência de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)), o programa realizou estudos fenomenológicos, genéticos, de neuroimagem e de tratamento do TOC, com colaborações científicas nacionais e internacionais. Desde 2003, o PROTOC é líder do Consórcio Brasileiro de Pesquisa OCD, uma rede de pesquisa em sete centros universitários no Brasil. Foram coletados dados de 1001 pacientes com TOC, e vários trabalhos foram publicados até o momento. Por fim, em 1996 o PROTOC apoiou a fundação da Associação Brasileira de TOC e Síndrome de Tourette por famílias de pacientes com TOC e Tourette. Esta associação ajudou muitas famílias brasileiras a receber diagnósticos e tratamentos adequados.

Pesquisa Clinica

Nosso ambulatório funciona às terças-feiras no quarto andar do Instituto de Psiquiatria-HC-FMUSP. Existem salas específicas para triagem e admissão de pacientes, consultas médicas, sessões de terapia individual e em grupo e coleta de material biológico. Inicialmente, um psicólogo clínico conduz uma triagem telefônica para avaliar a probabilidade de um diagnóstico de TOC. Quando um diagnóstico de TOC é provável, uma entrevista ao vivo com um psiquiatra é agendada. Uma vez confirmado o diagnóstico, o paciente é convidado a participar de um projeto de pesquisa em andamento. Quando o paciente aceita participar do projeto de pesquisa, ele assina o termo de consentimento informado e inicia o protocolo. Ao participar de projetos que não incluem tratamento, o paciente é admitido no ambulatório para receber tratamento convencional para o TOC. Atualmente, há quatro psiquiatras colaboradores, um psiquiatra sênior e um supervisor (Dr. Roseli G. Shavitt) que realizam o trabalho clínico. A enfermeira Marinês Joaquim e a equipe do Instituto de Psiquiatria estão encarregadas, respectivamente, dos procedimentos pré e pós-consulta e da coleta de materiais biológicos. As avaliações estruturadas relativas aos protocolos de pesquisa são realizadas por assistentes de pesquisa treinados com um diploma em Medicina ou Psicologia Clínica. Além da clínica no 4º andar, o PROTOC também conta com salas alocadas no 3º andar dentro do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Psiquiatria (CRC-IPq). Esse espaço é equipado com computadores, uma impressora, um scanner e um telefone. A equipe de suporte do CRC-IPq fornece suporte técnico para problemas de computação. Como o PROTOC está instalado em um prédio dedicado à Psiquiatria, com quatro andares e 19.000 metros quadrados, toda a infraestrutura é compartilhada, incluindo um auditório que comporta 200 pessoas e salas de aula para 20 a 80 alunos, com todos os equipamentos necessários.

Por favor, preencha o formulário abaixo para participar do estudo:

No momento estamos admitindo pacientes apenas para o projeto de tratamento deste estudo (opcional). Clique aqui para saber mais.