Sobre o estudo
No momento estamos admitindo pacientes apenas para o projeto de tratamento deste estudo (opcional). Clique aqui para saber mais.
Este estudo internacional multicêntrico investiga como o cérebro de pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) funciona em comparação com o cérebro de indivíduos saudáveis.
A necessidade de se identificar marcadores cerebrais (bio-assinaturas) robustos do TOC nos levou ao desenvolvimento desse estudo. Trata-se de um estudo de imagem multimodal, de grande poder amostral, realizado em pacientes com TOC bem caracterizados não medicados e indivíduos saudáveis, que transcende países e culturas. As bio-assinaturas identificadas poderão então ser usadas para mapear como a doença se desenvolve e para desenvolver tratamentos personalizados para indivíduos afetados em todo o mundo.
O objetivo a curto prazo deste estudo é identificar assinaturas cerebrais associadas a perfis cognitivos e clínicos comuns em indivíduos com TOC, que sejam reproduzíveis entre países e culturas, alavancando a colaboração global para se recrutar uma amostra não-medicada muito grande e demonstrar a reprodutibilidade desses marcadores.
O objetivo de longo prazo é identificar assinaturas cerebrais de comportamentos mensuráveis e de sintomas clínicos presentes em diversas categorias diagnósticas tradicionais e usar essas assinaturas para transformar a maneira como conceituamos, diagnosticamos e, em última análise, tratamos os transtornos mentais. Este projeto internacional permite que os pesquisadores coletem uma grande quantidade de dados sobre o funcionamento e a estrutura cerebral de pessoas com TOC, contribuindo significativamente para o conhecimento existente sobre o cérebro de pessoas com TOC de diferentes culturas e nacionalidades.